domingo, 24 de junho de 2018

Qualidade x quantidade de tempo junto



 Numa conversa com a minha cunhada Larissa, muito antes da gente ter filhos, estávamos falando daquele discurso que existe de que pais que trabalham fora tem mais chance das crianças serem "problemas". E então, após lembrarmos de vários casos, inclusive ela mesma, de crianças que começaram a frequentar escola cedo e só viam os pais a noite, mas que de noite estavam juntos em família, concluímos que não era a quantidade de tempo junto que faz tanta diferença assim...

Pensando muito nisso, ano passado decidi aprofundar a respeito deste assunto! E descobri que até pesquisas já foram feitas a respeito. Uma da Universidade do Canadá, analisou mais de 6mil famílias, desde o ano de 1968. E concluíram que na infância qualidade é melhor do que quantidade. Já na adolescência, quantidade surte mais efeito. Segundo a pesquisa, “a quantidade de tempo que a mãe passa com a criança não tem relação com a saúde emocional, com o comportamento, ou com o desempenho escolar até os 11 anos”.

Não consegui ter acesso a pesquisa por completo, mas para quem quiser ver mais detalhes um dos sites que traz esta pesquisa é a Revista Crescer (https://revistacrescer.globo.com/Familia/Maes-e-Trabalho/noticia/2015/05/pesquisa-revela-qualidade-do-tempo-com-criancas-e-mais-importante-do-que-quantidade.html)

Outros estudiosos, como a Priscila Cruz , especialista em ensino e uma das fundadoras da OSCIP Todos pela Educação,  falam que 15 minutos diários se dedicando a criança ajuda no desenvolvimento cerebral das crianças.

Priscila Cruz, relata que o ato de brincar é fundamental para que a criança desenvolva habilidades intelectuais e emocionais essenciais no futuro.

Bom, sabemos da importância do brincar, como diria Maria Montessori  (😍 )  Brincar é o trabalho da criança” e vemos cada vez mais as pesquisas falando do impacto que isso pode causar na criança, quando a brincadeira é em família, mas daí eu pergunto: Onde arranjo tempo?????

No dia a dia não é fácil... Esse último artigo que li, que cita a Priscila Cruz, fala da dificuldade, após um dia cansativo, da gente conseguir ainda brincar com as crianças, além do pouco tempo que temos....

No site Tempojunto, que eu amo muito, super indico e vale a pena dar uma olhadinha nele (www.tempojnto.com.br) ela dá umas dicas que achei muito legal e que pra mim foram muito útil! Segue a ideia delas e no site tem mais detalhes de cada item.


O planejamento foi fundamental aqui em casa. Duas noite por semana eu não estou em casa. Na sexta o Júlio tem natação, no findi as vezes já temos compromisso… Planejar ajuda a família perceber os momentos que estarão juntos e pensar no que fazer.

Daí, aproveitamos aqui em casa para colocar em prática outra sugestão do livro “Aprender Brincando”. No livro fala do “Conselho Familiar”, que será abordado no próximo post… No conselho familiar, aproveitamos para já decidir quando e o que faremos na semana, principalmente na questão brincar…. Compramos um Quadro e estas informações vão para o quadro (outra sugestão do livro “Aprender Brincando)…

Sugestões de brincadeiras…. O Site TempoJunto tem muitas… Dá uma espiada lá… Aqui em casa o concurso de pose é sucesso garantido! 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário