Fui abençoada no início deste ano com um curso sobre o
método montessoriano. Digo que fui abençoada porque realmente este curso mudou
minha vida... e a do Júlio.
Maria Montessori foi a primeira médica italiana,
contrariando as sugestões de seus pais que sonhavam com uma filha pedagoga. Ao
trabalhar com crianças com transtornos mentais, Maria começa a desenvolver um
método pedagógico e obteve resultados positivos com estas crianças. No filme
“Maria Montessori: uma vida dedicada as crianças” podemos conhecer sobre a vida
dela e sobre as técnicas que ela “inventou”. Basicamente ela acreditava muito
nas atividades da vida prática. Sabe quando a criança quer ela mesmo abrir a
torneira da pia? Pois Maria vê nesta atividade uma ótima oportunidade da
criança desenvolver os músculos do pulso e isto poderá auxiliar ela na hora da
escrita.
Vale a pena uma busca no google sobre o assunto, mas segue,
alguma coisa que tirei do Wikpédia.
“Os princípios fundamentais do sistema Montessori
são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos
biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era
função da educação favorecer esse desenvolvimento. Assim, na sala de aula, a
criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já
estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que
desenvolveu.”
A atividade, a individualidade e a liberdade.... Estas três
palavras expressam muito bem o método montessoriano. Lembram quando em sala de
aula a professora de matemática levou um cubo que tinham mil quadradinhos e
tinha a barrinha com 10? Eu nunca ia me lembrar do nome, mas para quem lembra
era conhecido como material dourado. Não sei da opinião de vcs, mas quando, no
segundo grau me apresentaram este material, eu entendi a aula e aquele
conteúdo. Pois este material foi Maria Montessori quem desenvolveu. Tão
percebendo a grandeza desta mulher?
Eu já estava fazendo um enorme de um texto sobre o assunto,
porque realmente este assunto me empolga bastante e também porque estou
apaixonada por ele. Mas acho que vou ficando por aqui.
Queria apenas acrescentar uma pergunta que a Sra. Montessori
fazia e que fez muito sentido para mim: “Se a escola é para as crianças, porque
tudo é na altura ou pensando nos adultos? (armários, material, classes...) e
trazendo isso para nossa casa: Se o quarto é da criança, porque colocamos os
quadros na altura dos nossos olhos e não das crianças? Porque os brinquedos não
estão acessíveis para eles?
Material dourado. Lembram? Com ele a criança entende matemática, aprende (e entende) multiplicações, soma, subtração, raiz quadrada, potência....
Quartos com o princípio montessoriano. Tudo ao alcance da criança. Inclusive a cama.
Estes são os Telaios. Basicamente são dois pedaços de pano que se unem ou pelos botões, ou por um zíper... A criança faz estas atividades da vida prática: fechar os botões, fazer laço com os cadarços, fechar e abrir zíper....
Esta foto é apenas para ilustrar uma das atividades que Maria Montessori também disponibilizava para os seus alunos. Servir chá. Crianças de 2 anos servindo chá. Conseguem imaginar a cena? (chá por todos os lado???) Mas olhem o que Montessori enxergava nesta atividade: desenvolvimento da coordenação motora (versar líquidos); desenvolvimento da gentileza (ter que oferecer para os colegas).
E apenas para finalizar: ela considerava o erro como processo de aprendizagem. Então, tem chá para todos os lados? Do lado das xícaras e do bule do chá, já tem disponibilizado para a criança, um pano para que ela mesmo limpe, sem precisar chamar um adulto para "corrigir" o "erro".
Não é apaixonante???
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