sábado, 31 de agosto de 2013

Método Montessoriano



Fui abençoada no início deste ano com um curso sobre o método montessoriano. Digo que fui abençoada porque realmente este curso mudou minha vida... e a do Júlio.
Maria Montessori foi a primeira médica italiana, contrariando as sugestões de seus pais que sonhavam com uma filha pedagoga. Ao trabalhar com crianças com transtornos mentais, Maria começa a desenvolver um método pedagógico e obteve resultados positivos com estas crianças. No filme “Maria Montessori: uma vida dedicada as crianças” podemos conhecer sobre a vida dela e sobre as técnicas que ela “inventou”. Basicamente ela acreditava muito nas atividades da vida prática. Sabe quando a criança quer ela mesmo abrir a torneira da pia? Pois Maria vê nesta atividade uma ótima oportunidade da criança desenvolver os músculos do pulso e isto poderá auxiliar ela na hora da escrita. 
Vale a pena uma busca no google sobre o assunto, mas segue, alguma coisa que tirei do Wikpédia.
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu.
A atividade, a individualidade e a liberdade.... Estas três palavras expressam muito bem o método montessoriano. Lembram quando em sala de aula a professora de matemática levou um cubo que tinham mil quadradinhos e tinha a barrinha com 10? Eu nunca ia me lembrar do nome, mas para quem lembra era conhecido como material dourado. Não sei da opinião de vcs, mas quando, no segundo grau me apresentaram este material, eu entendi a aula e aquele conteúdo. Pois este material foi Maria Montessori quem desenvolveu. Tão percebendo a grandeza desta mulher?
Eu já estava fazendo um enorme de um texto sobre o assunto, porque realmente este assunto me empolga bastante e também porque estou apaixonada por ele. Mas acho que vou ficando por aqui.

Queria apenas acrescentar uma pergunta que a Sra. Montessori fazia e que fez muito sentido para mim: “Se a escola é para as crianças, porque tudo é na altura ou pensando nos adultos? (armários, material, classes...) e trazendo isso para nossa casa: Se o quarto é da criança, porque colocamos os quadros na altura dos nossos olhos e não das crianças? Porque os brinquedos não estão acessíveis para eles?



 Material dourado. Lembram? Com ele a criança entende matemática, aprende (e entende) multiplicações, soma, subtração, raiz quadrada, potência....


Quartos com o princípio montessoriano. Tudo ao alcance da criança. Inclusive a cama. 


Estes são os Telaios. Basicamente são dois pedaços de pano que se unem ou pelos botões, ou por um zíper... A criança faz estas atividades da vida prática: fechar os botões, fazer laço com os cadarços, fechar e abrir zíper....

Esta foto é apenas para ilustrar uma das atividades que Maria Montessori também disponibilizava para os seus alunos. Servir chá. Crianças de 2 anos servindo chá. Conseguem imaginar a cena? (chá por todos os lado???)  Mas olhem o que Montessori enxergava nesta atividade: desenvolvimento da coordenação motora (versar líquidos); desenvolvimento da gentileza (ter que oferecer para os colegas).

E apenas para finalizar: ela considerava o erro como processo de aprendizagem. Então, tem chá para todos os lados? Do lado das xícaras e do bule do chá, já tem disponibilizado para a criança, um pano para que ela mesmo limpe, sem precisar chamar um adulto para "corrigir" o "erro".

Não é apaixonante???

Nenhum comentário:

Postar um comentário