terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Preocupação pós parto

É gente... este foi o nome que a minha geneco deu para o chororó que passei após ganhar o Júlio.... No Hospital chorei porque não conseguia dormir... Em casa chorei porque achava que não merecia uma criança tão perfeita ou quando eu não sabia mais o que fazer para acalmar o Júlio.... Acabei chorando todos os dias... e preciso confessar aqui, mas apenas a título de auxiliar outras mães que talvez tenha sentido o mesmo que eu, e que como eu se arrependem amargamente por ter tido esse pensamento: chorava porque queria a minha vida de volta... Chorei até o dia em que o remédio receitado pela minha geneco começou a fazer efeito.

Há dois anos atrás minha cunhada ganhou a minha sobrinha e lembro que ela chorou bastate... Lembro que na época fiquei preocupada, mas lembro de eu dizer para ela que devia ser hormonal. Conversando com outras mães, todas me relataram que passaram por esse chororó também após ganhar o filho. Achei que tinha alguma relação com a cesárea, mas conversando com mulheres que ganharam de parto normal, também relatam que choraram... Então a coisa deve ser hormonal mesmo. Não chega a ser uma depressão pós parto... É uma mistura de felicidade, com muito, mas muito medo... uma mudança brusca da tua rotina e teu mundo que antes era “livre” agora passa a girar em torno de uma criaturinha indefesa e totalmente dependente de você.

Parece trágico? Mas é bem assim. Mas o mais incrível de tudo... é que apesar de parecer ruim, depois de um tempo você se arrepende de tudo que pensou, de tudo que chorou e pensa: “como sou feliz, completa e realizada” ou “é ruim mas é tão bom” e até passa pela tua cabeça ter o segundo filho o mais rápido possível.

Enquanto estava em crise, perguntei para minha mãe se ela também tinha chorado. Ela afirma que não, mas ela nem lembrava mais se os quatro filhos que ela teve choravam como o Júlio chorava ou não... Aos poucos meu pai lembra de alguns detalhes como: “Lembra que tinha dias que eu tinha que dormir na sala, e você ficava tentando fazer o bebe dormir?” E para a minha felicidade minha vó diz com todas as letras: “Tua mãe chorou muito, isso é de família...” Com tudo isso posso afirmar que a gente esquece.... hauhauhauahha É o que já está acontecendo comigo... Mas com esta experiência, relato algumas coisas que fiz e que me ajudaram muito: 1. Não ficar em casa sozinha: nós (eu, Joel e Júlio) ficamos uma temporada na casa de meus pais... e foi muito bom. Me sentia mais segura e tranquila ao lado dos meus pais, se não puder ter a companhia de seus pais, pode ser da tia, vó, sogra, irmão... mas acho que ameniza bastante em especial os primeiros dias não estar sozinha.; 2. Fale com seu médico sobre o que está acontecendo e provavelmente ele receitara uma medicação que ajuda e muito a passar esta fase; 3. Eu passei depois de um tempo a deixar o Júlio com minha mãe e saia sozinha, nem que fosse apenas no supermercado... parecia umas férias; 4. Eu fico imprestável quando estou com sono.... Então eu me obrigo a dormir de manhã ou de tarde... quando o Júlio dorme eu tento dormir... E assim fico recuperada para de noite, que é a hora que o Júlio mais pede atenção.

Em fim... saber que é normal esta fase de “preocupação pós parto” ameniza a situação. Saber que passa e corre o risco de você esquecer é mais legal ainda! Só deve-se cuidar para não virar uma depressão pós parto... por isso é sempre bom falar para o seu médico de tudo que você está sentindo. Ele te conduzirá para o melhor tratamento.

4 comentários:

  1. Lindo teu blog..vou segui-lo com certeza...estou aceitando sugstóes para criar um pra Maya...quem sabe me ajuda com um nome legal..estáme faltando inspiraão hehe..
    Eu passei por todos os chororos possíveis..uma vez queria dormir dentro da churrasqueira...de táo deseperada q estava..tinha tbém pessamentos..e depois a culpa ,quem me ajudou foi o obstetra..sensacional ele..me dizia q era normal aqueles pensamentos..q não deveria me sentir culpada.Qdo a Larissa adoecia..achava q era por causa de meus pensamento.Queria ela de volta dentro de minha barriga..hhe..claro .lá eu tinha controle da situação...bjs

    ResponderExcluir
  2. desculpe os erros de portugues...éq tive q tentar 3 vezes pra conseguir enviar o comentário hehe...e esqueci de revisar...hehehe.noooormal!!!

    ResponderExcluir
  3. Também queria ele de volta na minha barriga!!! hauhauhauah Também lembrava de como eu tinha tudo sobre o controle com ele lá dentro!!!
    São raras as mães que não passaram por este chororo... pelo menos ainda não encontrei... Como pode né??
    Vamos pensar num nome bem legal para o blog da Maya!!!

    Beijãããããããããoooo

    ResponderExcluir
  4. Gentem, amei o blog!!!
    Está show.. e alem de vermos as fotinhos da familia linda ainda podemos aprender muitas dicas legais!!

    ResponderExcluir